Quilting, você também pode aprender a fazer!

Quilting, você também pode aprender a fazer!

Quilting, você também pode aprender a fazer!

 

Você sempre quis ter uma máquina de costura, mas não sabe costurar? Acha super bonito os trabalhos feitos nas máquinas de costura de suas amigas, mas acha que não leva jeito? Claro que você leva jeito! Conheça o quilting, uma forma criativa, divertida e dinâmica de costurar e fazer belíssimas peças. O quilting é um tipo de costura super conhecido no mundo inteiro e é sucesso entre quem ama costurar. Seja quem tem experiência, ou quem está começando, afinal com os materiais certos e a imaginação solta, é possível criar trabalhos diferentes e super bonitos, seja para você ou para vender. Vamos te explicar um pouquinho sobre cada tipo de quilting e você decide qual você prefere fazer ok?

 

O quilting livre, consiste em você soltar a imaginação e trabalhar de forma totalmente livre. Basta usar a máquina de costura com os acessórios corretos e criar livremente formatos e desenhos em seu tecido, como corações, flores, nuvens, bolinhas, enfim, uma variedade de imagens simples, que não exigem tanta perfeição nos movimentos. Este tipo de quilting pode ser feito em tecidos lisos, estampados, ou mesmo em trabalhos de patchwork, aquele que une vários retalhos e transforma pedacinhos de tecido em belíssimas peças, como colchas, bolsas, jogos americanos, entre várias outras maravilhas. Basta você pegar a peça com patchwork, e com o uso de um lápis giz, riscar onde você deseja fazer suas costuras em quilting. O trabalho fica super bacana e cria um visual leve e moderno. Inclusive falamos de patchwork no post passado, depois leia ele também!

Já se você não gosta muito de movimentos livres e prefere algo mais preciso, indicamos o quilting stencil com moldes próprios de desenhos ou formatos, para você trabalhar sua costura de forma bem certinha. Você posiciona os moldes no tecido, contorna-os com um lápis giz e pronto, basta fazer sua costura em quilting. Temos também o quilting overall, que consiste em você começar e terminar o trabalho sem mudar o desenho e sem trocar a linha. Direto e reto. Esse com certeza é mais indicado para trabalhos mais objetivos, para decorar peças já prontas, e não para criar algo novo. Aqui se encaixam costuras retas ou em zig zag, por exemplo. E um modelo de quilting super legal que as costureiras adoram é o quilting de contorno, onde você passa o contorno da costura em volta de estampas, desenhos e formatos do tecido. O trabalho fica super bonito e as peças ganham um destaque muito especial. Só escolha bem as cores das linhas para combinar com os formatos que você vai contornar, assim você mantém o estilo do trabalho bem original. Por exemplo, se o desenho for uma nuvem azul claro, não contorne ela com uma linha vermelha, pois vai mudar a originalidade do trabalho. Escolha um tom de azul diferente, um pouco mais escuro por exemplo. Vai ficar super bonito!

Aqui no blog você encontra uma incrível variedade de posts e o tema quilting está presente em temas bem legais. Se você possui dúvidas em como usar sua máquina de costura para fazer seus trabalhos de uma forma correta e super fácil, indicamos que leia:

 

Aprenda a colocar o pé de quilting livre 

Como colocar o pé de quilting reto

 

Gostou? Então não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossos posts sempre diferentes e recheados de informações super interessantes para os amantes do mundo da costura. Tudo que você deseja saber sobre costura, temas tradicionais ou novidades, você sempre encontra aqui, no blog Costurebem!

compartilhe esse post

Fechar Menu