Programação 2º Congresso Brasileiro de Tricô

Programação 2º Congresso Brasileiro de Tricô

Abertura do Congresso

Dia 21/06
18:30h às 19:40h – Entrega de crachás e coquetel.
19:45h- Abertura do evento.
20:00h – Palestra com Vitória Quintal e em seguida desfile de peças tecidas com fios da Cisne
O coquetel, a palestra da Vitória Quintal e o desfile será de livre acesso para alunos.
Para não-alunos a taxa será de R$ 10,00.

Dia 22/06 e 23/06

Feira de Expositores
Horário 08:30h às 18:30h. A entrada será gratuita para os alunos desde que estejam portando o crachá que será entregue no saguão do hotel.
Para o acesso a feira de não-alunos será cobrada a taxa simbólica de R$ 5,00.

Oficinas
15 interessantes oficinas farão parte do Congresso. Cada participante pode se inscrever em até 4 aulas que não tenham horários coincidentes.

1) Aulas do sábado (22/06), pela manhã das 8:30h às 11:30h:

COSTURAS NO TRICÔ – Você já terminou de tricotar todas as partes da sua blusa e agora chega a temida hora de costurar. Chega de medo!!! Aprenda a costurar o seu tricô e valorize ainda mais o seu trabalho.
Professora – Beatriz Medina
Pré-requisito – nenhum.
Material – trazer duas amostras já tricotadas em ponto jérsei (direito em meia, avesso em tricô), com uns 20 por 20 cm pelo menos, sem arrematar; deixe uma amostra em cada agulha e leve uma terceira agulha da mesma numeração. Não corte o fio da segunda amostra e leve o resto do novelo (desde que ainda tenha, no mínimo, 4 metros de comprimento). Prefira fio liso do tipo Premium, Família, Mollett, Inspiração, de cor clara. Agulha de tapeçaria de grossura adequada para o fio

MONTAGENS, EMENDAS, ARREMATES E ACABAMENTOS – Serão ensinados alguns tipos de montagens que são utilizados para um início perfeito em punhos, meias, cós, xales etc, Veremos tipos de acabamentos como o picot, acabamento tubular e grafting, que embora sejam técnicas simples, valorizam a finalização de um trabalho. Como emendar o fio, qual técnica usar e como fazer esta escolha. Como arrematar fios soltos para que se tornem invisíveis. Iniciaremos uma pequena peça para aprendermos a fazer bainha em tricô para utilização em punhos, cós, gorros etc.
Professor – Leonardo Ruivo
Pré-requisitos – Poderão participar das aulas pessoas com conhecimento básico em tricô (saber fazer pontos: meia, tricô e laçada) e conhecimento básico em crochê (apenas para fazer correntinhas).
Material – Fios em duas cores contrastantes; Um pouco de fio auxiliar (para montagem provisória); Agulha de tapeçaria ou de bordado com o furo grande o suficiente para passar a lã; Agulha circular de tricô em número compatível com o fio que levar e de no mínimo 80cm para fazer laço mágico; Jogo de agulhas de duas pontas também em número compatível com o fio ou em numeração inferior, caso não tenha esse tipo de agulha serve palito de churrasco lixado apenas para “pescar” os pontos na montagem provisória; Agulha de crochê também compatível com o fio;

TOP-DOWN – quer aprender a confeccionar uma peça de cima (pescoço) para baixo (cintura)? Aprenda fazendo uma peça em miniatura com mangas raglã.
Professora – India O’Hara Sarti
Pré-requisItos – saber montar pontos, tricotar pontos básicos, fazer diminuições, aumentos e arremates.
Material – Fornecido pela patrocinadora Linhas Circulo. Solicitamos que tragam tesoura e marcadores de pontos.

GOLA MOEBIUS COM TRANÇA – aprenda a fazer a gola moebius com trança reversível e pontos reversíveis.
Professora – Marusca
Pré-requisitos – saber trabalhar com agulha circular e nível intermediário de tricô.
Material – Fornecido pela patrocinadora Pintar e Bordar. Solicitamos que tragam tesoura, fita métrica, marcadores, agulhas para costura (tapestry) e caderno, lápis e borracha para anotações.

2)  Aulas do sábado (22/06) a tarde das 14:00h às 17:30h:

CARREIRAS ENCURTADAS: as várias técnicas para fazê-las e para que servem – Quer conhecer e aprimorar esta técnica utilizada na moldagem de peças? Nessa aula será apresentado o conceito e analisado o mecanismo de funcionamento dessa técnica. Serão também ensinados diferentes métodos de se realizar carreiras encurtadas, com a explicação dos prós e contras de cada um deles. Na aula, também serão discutidos objetivo e vantagens no emprego da técnica. (últimas vagas)
Professor – Brazilianknitter.
Pré-requisitos – estar familiarizado com os pontos meia, tricô e com o tricô circular.
Material – papel e caneta para anotações, amostra já tecida em ponto jérsei (com aprox. 20-30 pontos), amostra já tecida em cordão de tricô (ponto jarreteira) (com aprox. 20 pontos), amostra já tecida em ponto jérsei na agulhar circular.

XALES: COMO CRIAR SUA PRÓPRIA RECEITA – Aula voltada para pessoas que gostam de xales e querem aprender como desenhar suas próprias peças. Nesse workshop, vamos abordar aspectos relevantes para a concepção e design, explorar a mecânica e cálculos para xales com estrutura triangular (com 2, 3 ou 4 triângulos).
Professora: Paula Nina Pereira
Pré-requisitos – estar familiarizado com os pontos: meia, tricô, laçada, 2mj, 2tj, mates duplos.
Material –  Papel e caneta para anotações, Calculadora (opcional)

APRENDA A CRIAR MITENES (LUVAS SEM DEDOS) – aquecem a palma e as costas da mão na medida certa para o inverno brasileiro e não impedem o uso dos dedos. Saiba como alterar uma receita básica para criar um modelo só seu.
Professora – Beatriz Medina
Pré-requisitos – ter alguma experiência com trabalho circular, laço mágico ou jogo de 5 agulhas.
Material – 1 novelo de fio tipo Premium, Família, Mollett, Inspiração; 1 agulha circular de 4 mm com 80 cm de comprimento ou jogo de 5 agulhas de duas pontas com 4 mm de espessura.

COMO CRIAR UMA BLUSA DO SEU TAMANHO – aprenda a montar um projeto, com cálculo de medidas e criação/colocação de padrões dentro do projeto idealizado.
Professora – Marusca.
Pré-requisitos – nenhum.
Material – caderno, lápis, borracha, fita métrica, fios e agulhas.

3) Aulas do domingo (23/06) pela manhã das 8:30h às 11:30h:

COMO CRIAR DUAS MEIAS AO MESMO TEMPO E SEM COSTURA – aprenda a criar duas meias ao mesmo tempo numa única agulha circular longa e nunca mais sofra da síndrome da meia órfã.
Professora – Beatriz Medina.
Pré-requisitos – ter alguma experiência com trabalho circular.
Material – 1 novelo de fio tipo Premium, Família, Mollett, Inspiração e 1 agulha circular de 4 mm com no mínimo 80 cm de comprimento.

CRIANDO SEU PRÓPRIO XALE: MODELANDO COM CARREIRAS ENCURTADAS –  aula voltada para pessoas que gostam de xales e querem aprender como desenhar suas próprias peças. Nesse workshop, vamos testar duas possibilidades de xale com formato meia-lua, explorar a mecânica e cálculos para colocação do barrado em tricô rendado.
Professora– Paula Nina Pereira
Pré-requisitos – estar familiarizado com os pontos: meia, tricô, 2mj, 2tj, e a técnica de carreiras encurtadas com “envolver e girar” (ou wrap & turn).
Material – Papel e caneta para anotações, calculadora (opcional), aprox 50 gr ou 50m de fio e agulhas compatíveis (***não é obrigatório, mas fio 100% lã, por ser mais flexível, facilita o aprendizado).

BOINA WELTING – Conheça as opções de aplicação da técnica Welting e aprenda uma boina.
Professora – India O’Hara Sarti.
Pré-requisitos – saber montar pontos, pontos meia e tricô, aumentos e diminuições de pontos, costurar e arrematar.
Material – Fornecido pela patrocinadora Pintar e Bordar. Solicitamos que tragam tesoura, fita métrica marcadores, agulhas para costura (tapestry) e caderno, lápis e borracha para anotações.

4)    Aulas do domingo (23/06) a tarde das 14:00h às 17:30h:

JACQUARD – aula voltada aos que querem conhecer e aprimorar (e/ou aprender) a técnica que utiliza o emprego de dois fios simultaneamente e permite a criação de peças coloridas. Nessa aula será apresentado o panorama histórico sobre o tricô colorido e o contexto de seu desenvolvimento. Serão também abordados os conceitos básicos do “Fair Isle knitting”, que consiste num tipo específico e único de tricô colorido, criado e desenvolvido nas ilhas situadas ao norte da Escócia. Será praticada a técnica ensinada para o manejo de dois fios simultaneamente e conceitos básicos sobre cores.  (últimas vagas)
Professor –Brazilianknitter
Pré-requisitos – estar familiarizado com os pontos meia, tricô, com o tricô circular e com o manejo de cinco agulhas. (seja com agulha circular ou 5 agulhas.) A aula será ministrada com agulha circular. Caso deseje usar 5 agulhas poderá trazer a sua. Nível avançado.
Material – Fornecido pela patrocinadora Pintar e Bordar. Solicitamos que tragam tesoura, fita métrica marcadores, agulhas para costura (tapestry) e caderno, lápis e borracha para anotações.

MODELAGEM DE CARDIGÃS: conhecendo nossas medidas, decodificando a receita e fazendo modificações para valorizar nossas formas e vestir bem.
Quantas vezes nos apaixonamos por uma peça, investimos tempo e dinheiro tecendo com o fio dos sonhos e o resultado nos frustra? Nesse workshop, vamos tirar nossas medidas relevantes para escolha acertada de tamanho, identificar as informações sobre tamanho nas receitas em inglês (***tendo como base receita de designer reconhecido) e definir que modificações podemos fazer para que a peça nos vista bem, valorizando as formas que nos interessam e suavizando outras.
Professora – Paula Nina Pereira.
Pré-requisitos – estar familiarizado com carreiras encurtadas e trabalhar circular.
Material – agulhas, 2 novelos e fita métrica serão fornecidos pela Coats. Calculadora (opcional), papel e caneta para anotações, (se quiser levar casacos ou suéteres que vistam bem e/ou mal para análise em grupo será super bem vindo!).

COMO FIAR – para quem quer conhecer como é a prática do processo de obtenção de fios de lã artesanais, incluindo a escolha de matérias-primas, processos de tingimento e reciclagem de fios.
Professoras – Denise.
Pré-requisitos – nenhum.
Material – kit para fiação composto de fuso e mecha (comprar pela internet com antecedência) e novelo ou sobras de fios para reciclagem. Este material é opcional.

DOUBLE KNITTING – Primeiro vai aprender o princípio do jacquard simples para passar para o projeto colorido.
Professora – Marusca
Pré-requisitos  – conhecimentos avançados de tricô.
Material – Fornecido pela patrocinadora Purafibra. Solicitamos que tragam caderno, lápis, borracha, fita métrica, fios com cores contrastantes e agulhas.

Traga as suas agulhas e venha tricotar conosco.

Quer conhecer os professores? Clique aqui.

Conheça os patrocinadores do 2º Congresso aqui.

Faça sua inscrição aqui.

Não sabe como chegar? Encontre sugestões aqui

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu