Por que os tecidos amassam e voltam a ficar lisos com o calor

Por que os tecidos amassam e voltam a ficar lisos com o calor

Por que os tecidos amassam e voltam a ficar lisos com o calor

Afinal, como os tecidos ficam lisos? E por que amassam? E por que com o calor eles voltam a ficar lisos? Geralmente não fazemos essas perguntas, apenas reclamamos de nossas roupas estarem amassadas. Entender os motivos que fazem as roupas estarem lisas ou amassadas é importante para deixá-las do jeito que queremos.

As roupas são feitas de fibras têxteis, que são compostas por polímeros. Esses polímeros são macromoléculas em forma de filamento, que se comportam como um corpo sólido. Quando esquentamos esses filamentos, as fibras se tornam mais brandas, permitindo que sejam remodeladas. Ou seja, quando passamos o ferro em uma roupa, o calor do ferro esquenta os polímeros e permite que sejam remodelados, e como o ferro é uma superfície lisa e plana, elas são remodeladas dessa maneira, ficando sem dobras e amassados.

As dobras das roupas surgem quando os compostos dos tecidos ficam naturalmente retorcidos uns sobre os outros. Ou seja, os amassados são naturais e vão aparecer, independente do que você faça. E obviamente, existem tecidos de maior e menor qualidade, que se retorcem mais ou menos, e conseqüentemente geram dobras e amassados com mais ou menos facilidade. Esse argumento de venda é muito usado para vender roupa de cama, pois tecidos de maior qualidade são mais lisos e se mantém mais lisos por sua qualidade excepcional. Em roupas, também é possível notar quando aquela camisa que utilizamos insiste em ficar tão amassada após pouco movimento.

Quanto pior a qualidade do tecido, mais aberta e desordenada são as cadeias de polímeros, o que favorece a incorporação de vapor de água entre as fibras, que também levam a criação de dobras. O ferro seca todo esse vapor e alisa as fibras, revertendo o processo.

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu