Patchwork, como fazer lindas peças gastando pouco?

Patchwork, como fazer lindas peças gastando pouco?

Quem ama o mundo da costura, adora os trabalhos em patchwork. E não é pra menos, afinal as peças nesse estilo de costura ficam super diferenciadas, com aspecto alegre e criativo. A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalhos”. Isso mesmo! É possível fazer peças lindas em patchwork utilizando retalhos de tecidos que você tem guardado, ou de peças que você não usa mais. Basta unir os tecidos com uma infinidade de cores e tamanhos variados, tudo costurado em um único trabalho. E o mais legal de tudo, é que você pode brincar com tom sobre tom, cores bem diversificadas, texturas diferentes e formatos geométricos. A ideia é abusar da criatividade e criar peças únicas e super bonitas.

Você nunca fez um trabalho em patchwork? Não se preocupe. Confira nesse post super dicas para aprender a fazer belíssimos trabalhos para decorar sua casa, presentear amigos e familiares, ou mesmo, ganhar uma graninha vendendo suas peças. A técnica de patchwork pode ser aplicada em panos de prato, toalhas de cozinha, roupas de cama, colchas para bebês, tapetes, cortinas, centros de mesa, almofadas, aventais de cozinha, jalecos de médicos pediatras, camisetas, bolsas, entre muitas outras peças. Seja em vestuários ou em decoração da casa, o patchwork é uma técnica que permite uma infinidade de possibilidades. A técnica além de fazer com que você trabalhe sua criatividade, pode ser também uma forma de você relaxar, trabalhando a melhora de pontos como, stress, depressão e ansiedade. Vamos aprender a fazer um jogo americano com uma manta que você não usa mais?

1) Pegue uma manta antiga, que está com aquelas cores bem apagadas por conta do tempo que passou. Retire ela do guarda-roupa, lave, seque bem e reserve.

Fonte: http://farm8.staticflickr.com/7249/7688473788_105574ae76_b.jpg
Fonte: http://farm8.staticflickr.com/7249/7688473788_105574ae76_b.jpg

 

2) Escolha um tecido em algodão bem bonito e na medida da manta. Cole o tecido na parte traseira da manta, usando uma cola específica em spray para trabalhos em patchwork. Você encontra esta cola em papelarias ou lojas especializadas em costura.

 

 

3) Na parte da frente da manta, com auxílio de uma régua e um lápis giz, risque formatos em tamanhos diferentes, sempre próximos um do outro e reserve.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-pi-TUzZrTjw/TwqKL_W4wsI/AAAAAAAAKLo/Q7fdk6spvPo/s1600/pap-jogo-americano+%25283%2529.JPG
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-pi-TUzZrTjw/TwqKL_W4wsI/AAAAAAAAKLo/Q7fdk6spvPo/s1600/pap-jogo-americano+%25283%2529.JPG

 

4) Junte retalhos de tecidos que você tem em sua casa, ou compre tecidos de estampas e cores diferentes para aplicar em seu patchwork. Se você quiser fazer uma peça super colorida, vale qualquer cor e estampa. Se você quiser brincar com apenas um tom, escolha estampas focadas em uma única cor de sua preferência.

5) Com o uso de um cortador circular de tecidos ou de uma tesoura, corte os retalhos ou tecidos que você comprou nos formatos que foram riscados em sua manta.

Cortador circular de tecidos
Cortador circular de tecidos

 

6) Agora pegue estes retalhos de tecidos e posicione-os em sua manta. Use a criatividade para unir as cores e as estampas.

7) Depois, quando todos estiverem posicionados, pegue retalho por retalho e passe a cola spray, fixando cada parte de seu trabalho em sua manta. Deixe secar por uma hora.

8) Vá em sua máquina de costura e onde os retalhos se encontram, costure com um ponto decorativo “selando” cada parte.

Costurando
Costurando

 

9) Por fim, divida a manta em partes iguais, corte e costure as barras, montando as unidades de seu jogo americano. Com uma manta é possível você fazer um jogo americano com 4, 6 ou 8 unidades. Ideal para a família inteira aproveitar as refeições do dia a dia.

Gostou? Então abuse da sua criatividade e renove hoje mesmo, peças de roupas e objetos decorativos!

Já fez algum trabalho em Patchwork? Que tal mostrar para a gente no nosso Facebook http://www.facebook.com/costurebem use a Hashtag #patchworkcosturebem

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu