Passo a Passo – ponto invisível para fechamento de bonecos e bichinhos

Passo a Passo – ponto invisível para fechamento de bonecos e bichinhos (e outras coisas…)

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-1

 

Olá ! Que bom estar aqui novamente escrevendo mais um passo a passo para vocês!

Hoje vou ensinar como fazer um ponto invisivel para fechar as bonecas (ou o que você desejar) , sem aparecer a costura!

Eu não sei se já comentei isso antes, mas aprendi a costurar sozinha, numa máquina de costura industrial da oficina de cenários de meu marido. Foi ele quem me ensinou o “basicão” – como passar a linha na máquina e pisar no pedal, mas o resto aprendi tudo por conta própria. E durante um bom tempo minhas almofadas e bichinhos tinham que ter uma franja ou algum detalhe que disfarçasse os pontos tipo “cobertor” que eram o único que eu conhecia.

Conforme fui costurando mais, também fui estudando. Encontrei um livro na Amazon.com chamado Doodle Stitching de Aimee Ray sobre bordados e me dei de presente de natal. Com os bordados aprendi vários pontos novos e ainda na rede encontrei muitas informações úteis (ainda bem que minha mãe me botou para aprender ingles desde os 6 anos de idade) princpalmente em sites americanos com aulas online e tutoriais muito legais onde aprendi este ponto invisivel, entre outros. No começo este ponto pode ser um pouco complicado, mas com o tempo e a prática, voces verão que este ponto é realmente muito simples e fácil. Espero que voces gostem e usem! Então vamos lá!

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-2

1º. Passo

Para começar, passe a linha pela agulha e dê um nó nas 2 linhas juntas. Eu costumo dar 3 nós para garantir que a linha não vai passar pelo tecido e que o nó não vai abrir. Com a peça já recheada e pronta para ser fechada, eu escolho um ponto próximo à abertura e passo a agulha de dentro para fora do bichinho.

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-3

2º. Passo

Como voces podem ver pela foto, o tecido tem uma margem (borda externa à costura em torno de 5mm) que está dobrada para dentro. No lugar mais próximo possivel, dê um ponto com a agulha por dentro do tecido e saia novamente.

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-4

3º. Passo

Repita o mesmo ponto na borda da costura do lado oposto. Para este ponto ficar bem acabado e desaparecer mesmo, este “zig zag” deverá ser o mais paralelo possivel e os pontos dos lados opostos devem estar alinhados, ou seja, um começa exatamente onde o outro termina. Claro que não é assim tão fácil, mas como eu disse antes, com a prática vai ficando mais simples.

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-5

Depois de uns pontos, é assim que deve estar sua costura! É preciso, de tempos em tempos, esticar a linha para ir fechando aos poucos.

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-6

Quando tiver costurado tudo, estique bem a linha (mas não tanto para não arrebentar) e dê um nó (ou dois) para finalizar,  e Pronto! Viram como é facil?

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-7

Espero que tenham gostado e que costurem bastante esta semana! Até semana que vem! Um grande abraço, Sabrina! Espero que tenham gostado e que costurem bastante esta semana! Até semana que vem! Um grande abraço, Sabrina!

ponto-invisivel-para-fechamento-de-bonecas-8

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu