O Bordado

O bordado é uma arte milenar e seus primeiros registros datam do período pré histórico e começou com o que hoje é conhecido como ponto Bordado é uma forma de criar desenhos, figuras ou letras em um tecido de forma manual ou com máquinas, utilizando diversas ferramentas, como fios que podem ser de algodão, de seda, metal, linho, lã, agulhas e com está técnica e as ferramentas corretas os desenhos vão ganhando forma no tecido.

História do Bordado

A História mostra, que o bordado originou-se na pré-história, o primeiro ponto utilizado foi o ponto cruz que era usado nas vestes dos homens das cavernas (feitas de pele de animais).

As agulhas eram feitas de ossos e a linha das tripas dos animais ou de fibras vegetais.

O bordado se espalhou pelos Estados Unidos, Ásia e Europa, na Inglaterra em 1598, foram encontrados os primeiros trabalhos.

No século XIX foram encontradas amostras de uma jovem chamada Elizabeth Jacobs de Long-Stowe, Inglaterra, fabricado em 1880.

O bordado ao longo dos anos foi se aperfeiçoando, passou por várias transformações, mas sem perder a essência.

Diversas técnicas e como começar a aprender

Existem mais de 100 tipos de pontos que podem ser empregados no bordado, assim como diversas técnicas, por exemplo, bordado com pedrarias, com fita, aplicados em tapeçaria, vestuário, toalhas e muitas outras técnicas.

Para iniciar será necessário um bastidor, que mantém o tecido esticado, facilitando a execução do desenho, também é recomendado comprar uma toalha com barrado de étamine que possui pequenos quadradinhos. Após adquirir prática pode ser feito em qualquer tecido.

Utilize um gráfico mais simples para poder copiar o desenho e opte pelo ponto cruz, depois vá aumentando o grau de dificuldade.

Acessórios utilizados para Bordar

Para começar você vai precisar de alguns acessórios:

  • Tecido – Podem ser cânhamo, fino ou grosso, étamine e linho, são os mais utilizados.
  • Linhas – Fio de algodão com 6 fios, se quiser um efeito de relevo, utilize 2 ou mais fios. Não utilize um tamanho de linha superior a 50 cm, porque pode embaraçar e criar nós.
  • Agulhas sem pontas de números: 22, 24 e 26, quanto maior o número, maior será a espessura da agulha, se a trama do tecido for pequena utilize a 22, por exemplo.
  • Bastidor – Mantém o tecido esticado.
  • Tesoura pequena para cortar os fios.

Tipos de Bordado

Em toda a história do bordado foram surgindo muitas técnicas e tipos de bordado, conheça os principais:

  • Bordado com fitas – os tradicionais fios são substituídos ou mesclados por fitas de cetim, existem diversos gráficos com desenhos próprios para bordado com fita.
  • Bordado com sianinha – a sianinha é muito utilizada para enfeitar diversos tipos de artesanatos, entre eles o bordado.
  • Bordado com pedraria – pode ser utilizado em miçangas, lantejoulas, vidrilho, canutilho, entre outras.

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu