Gravata Borboleta – Como Usar

A gravata borboleta é um item do vestuário existente no cenário da moda já há um bom tempo. Antigamente elas eram usadas somente em eventos formais, mas hoje, com a mudança geral nos costumes, as gravatas borboletas passaram a ser introduzidas também em produções mais casuais, até mesmo em baladas.

A gravata borboleta teve início na Croácia, durante o século XVII.  Elas serviam para amarrar e manter a camisa rente ao pescoço.  Com o tempo e evolução da moda, se tornaram acessórios complementares.

Mas ainda há muita dúvida com respeito ao uso delas. Com que tipo de roupa combinam?

As gravatas borboletas podem ser usadas no verão, em combinação com roupas e ternos de cor mais clara.

Para quem quer um ar mais charmoso, não deve dar o laço de forma certinha.

Evite comprar gravatas com nós prontos. Elas parecem muito artificiais.

No inverno, combine-as com paletós esportivos e calças de veludo, e no verão, com ternos leves.  Para um ar mais descontraído, utilize cores vibrantes e estampas.

A gravata borboleta é uma peça que nunca saiu da moda. Muitos homens ainda preferem usá-la em ocasiões formais, como em um smoking ou terno. Outros ainda acham difícil escolher pelos diversos modelos e cores. A mais tradicional e formal ainda é a cor preta.  Esta deve ser usada em jantares formais ou cerimônias. Para ocasiões menos formais, as cores vermelha e rosa ficam muito bem com camisas brancas de smoking. As de bolinha também podem ser usadas em ocasiões informais, mas deve-se ter cuidado para não ficar com um visual brega.

O melhor material para uma gravata borboleta é a seda ou o veludo. São mais caras do que as de poliéster. Porém estas últimas são mais duráveis para serem lavadas à máquina. As de veludo ou seda só podem ser lavadas à seco por lavanderias profissionais, mas em compensação são mais duráveis do que as de outros materiais.

Existem dois tipos: as pré-amarradas e as que estão ligadas em si mesmas. Se você não sabe como amarrar, a última opção é a mais indicada. Mas se você já tem nem que seja um pouco de habilidade para formar um nó, você pode optar por uma pré-amarrada, onde o laço é formado com um loop ajustável ao pescoço.

Se você deseja saber mais, aprender como usar e dar o nó da gravata apropriadamente, veja este vídeo:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=fr8rfjKxEoI’]

 

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu