Dicas para costurar bem

Dicas para costurar bem

Costurar pode parecer complicado porque exige muito cuidado e paciência. No inicio, você comete alguns erros, mas é através deles que você vai se aperfeiçoando e no final vai perceber que costurar não é nenhum bicho de sete cabeças.

Veja algumas dicas!

Tesoura

Pode parecer meio óbvio, mas o essencial para costurar bem é ter uma boa tesoura especifica para tecidos.

Tesoura de arremate

Elas servem para cortar restinhos de linha enquanto você está costurando. Cortar as linhas que sobram é muito importante, porque se sem querer você enroscar um fiozinho na máquina de costura, poderá abrir um caminho de rato e acabar perdendo o tecido.

Desmanchador

Ele serve para desmanchar a costura, caso você tenha cometido algum erro.

Cortador circular

Cortar um tecido exatamente do mesmo tamanho é uma tarefa um pouco complicado. O cortador circular funciona como um estilete; é possível dobrar e empilhar várias peças de tecidos e cortar de uma só vez.

Agulhas de mão, agulhas de máquina

Agulhas de ponta comum servem para costurar quase tudo. Os tamanhos vão de 1 a 16! Você pode escolher as de numero sete e oito para tecidos médios e finos e nove para tecidos mais grossos. Para as máquinas é bom sempre ter agulhas, números 11 e 14 para tecidos médios e finos e números 16 e 18 para tecidos grossos.

Alfinetes

Eles servem para assegurar que os tecidos estão alinhados enquanto costura. Você precisa estar prestando atenção na velocidade da máquina, na linha, na agulha, e saber que os alfinetes estão segurando os tecidos é uma preocupação a menos.

Corte pelo avesso do tecido.

Você marca o local da costura com giz de alfaiate, seguindo o molde, e passa a agulha da máquina no local bem certinho.

Giz

O giz serve para marcar no tecido o local que será cortado. E o melhor de tudo é que o giz sai com a lavagem.

Régua

Você vai precisar de uma régua para patchwork. Ela possui muitas marcações que vão te ajudar na hora de riscar os tecidos.

Molhe o Tecido

Alguns tecidos têm a tendências de encolher depois da primeira lavagem. Se você não molhar o tecido antes de costura-lo, corre o risco de produzir uma peça que não servirá depois de lavada.

Siga o molde

Uma boa costura começa pelo corte. Se você cometer algum erro ao cortar uma peça, ela não terá um bom caimento. Então tenha calma e siga o molde.

Passe a peça

Passar a peça é fundamental, além de deixar seu trabalho com um ar profissional, as costuras ficam mais ajustadas.

Postura

Preste atenção na sua postura. A coluna deve estar ereta a 90º com os ombros relaxados, os cotovelos à 90º, a máquina deve estar na altura do tronco e joelhos também à 90º. Assim você evita dores e complicações maiores na coluna.

Atenção

Costurar exige paciência, dedicação e capricho. Se não estiver saindo do jeito que você imaginava, não tenha medo, descosture e comece novamente.

Seja criativo, você tem autonomia para criar suas próprias peças.

compre-agora-seu-ruffler-costurebem

compartilhe esse post

Fechar Menu