Como usar moldes de roupas grátis

Como usar moldes de roupas grátis

Logo depois de aprender a costurar, o próximo passo é logo aprender a usar moldes.

Iremos lhe dar o passo a passo, em 3 partes, de como utilizar os moles para você fazer sozinho. Vamos lá?

Passo a passo de como usar moldes de roupas grátis

Passo 1 – Como escolher o tamanho adequado

Você deve escolher o tamanho correto para a pessoa que vai vestir a roupa. Se a peça for para você mesmo, então solicite a outra pessoa que faça a medição para você. E atenção, o tamanho do molde pode variar de acordo com o tipo de roupa que você pretende costurar. Uma dica é sempre olhar a parte de trás do molde e determinar o seu de acordo com as medidas do “acabamento”.

Tenha cuidado também com os moldes de vários tamanhos. Se os moldes forem variados, isso quer dizer que a numeração pode não estar correta.

Sempre deixe espaço para fazer alterações.  Acredite, todos os moldes tem uma margem para fazer ajustes. Sempre leia as instruções do molde para encontrar a margem, ou então, procure no próprio molde pelas medidas do “acabamento”.

Passo 2 – Lendo o molde

Sempre leia todas as instruções. Inclusive as dispostas no manual do usuário. Entre essas, você verá como cortar a folha de gabarito, que é o molde para tecido.

Verifique sempre a margem para a costura. Preste atenção se o molde tem ou não margem para costura. Se não tiver corte com bastante folga.

Fique atento às linhas da gramatura.

Você deve procurar os entalhes, pois são eles que você vai utilizar para alinhar os painéis. Os entalhes são as marcas em forma de triângulo nas linhas de corte.

Encontre os pontos. São pequenos círculos que podem mostrar onde as penses, fechos, bolsos ou pregas vão ser adicionados. Eles também vão indicar onde você deve alfinetar para conseguir alinhar as duas camadas de tecido.

Os botões são marcados, então sempre procure por marcações para botões. Normalmente, a marcação é feita com um X. A casa do botão vai ser marcada com uma linha de suporte.

Procure pelas linhas para o alongamento e para o encurtamento. Sempre leia as instruções para que você consiga lidar com essas linhas, pois podem variar de molde para molde.

Utilize as linhas de corte. Você deve cortar ao longo, exatamente, da linha de corte.

Veja se existem linhas de costura. Normalmente, essas linhas são quebradas, ou então, pontilhadas. Estão ali para indicar onde vai haver a costura.

Costure as pences. Os triângulos e os losangos costumam ser indicação pence.

Tenha bastante cuidado com as linhas de dobra. Irão indicar em que lugar o tecido deve ser dobrado e que não deve ser cortado.

aparelho viés ajustavel MÁQUINA DE COSTURA DOMÉSTICA

Passo 3 – Utilizando o molde

Corte as peças do molde. Depois, você vai cortar o tecido, usando o molde como guia.

Use uma tesoura específica para cortar moldes para costura feita de papel e use uma tesoura específica para cortar tecido, bem afiada, para ficar mais fácil. Se preferir um molde mais rígido, para facilitar, transfira o molde recortado para um papel cartão ou para uma cartolina.

Sempre coloque o molde de acordo com o guia do usuário.

Marque e corte o molde com um giz de alfaiataria e papel vegetal.

Gostou dessa postagem do CostureBem? Então comente, opine, dê sua sugestão e aproveite para conhecer nossa loja CostureBem.net e curtir nosso Instagram. Até a próxima!

 

compartilhe esse post

Fechar Menu