Como fazer crochê passo a passo

Como fazer crochê

O crochê é um tipo de artesanato feito com uma agulha especial, com essa técnica é possível fazer diversas peças como toalhas para mesa, sapatinhos, porta papel higiênico, aplicações em tecidos e ainda poderá até aumentar sua renda. Para começar não é necessário investir muito dinheiro já que o material consiste basicamente em agulha e linha.

Vamos aprender um pouco mais.Para começar você vai precisar de agulha, linha o suficiente para realizar seu trabalho e um gráfico com as instruções da peça (você consegue estes gráficos em revistas especializadas e na própria internet).

Existem vários tipos de agulha e, para escolher um modelo, depende do trabalho que você ira realizar, do tipo de linha, nos rótulos das linhas geralmente tem a indicação. Uma observação importante: compre primeiro a linha que deseja trabalhar e depois a agulha correspondente. Uma boa dica para quem está começando é ter sempre o gráfico com os pontos básicos por perto, assim evita confusão na hora de executar seu trabalho.Vamos ao passo a passo inicial para que você se familiarize com o crochê. Você vai precisar de:

  • 1 linha da sua preferência (fio mais fino ou grosso depende você)
  • 1 agulha de acordo com a linha comprada

Execução:

Nos gráficos e passo a passo que você irá encontrar sempre terá muitas abreviações, vá se acostumando com elas.

  • – carr. – carreira
  • – corr. – correntinha
  • – p. – ponto
  • – laç. – laçada
  • – p.b – ponto baixo
  • – p.a – ponto alto

1º Passo – Pegue a agulha com a mão direita, como se estivesse segurando um lápis, entre o dedo indicador e o polegar. Segure firme mas sem colocar muita força.

2º Passo – Para fazer a argola inicial, pegue a linha e cruze o fio sobre ele mesmo como se fosse dar um nó, e puxe com a ajuda do gancho da agulha, faça o procedimento de trás para frente.

3º Passo – Qualquer trabalho que você for realizar inicia-se através da correntinha, ela é a base onde os pontos serão montados. Com a argola na agulha faça uma laçada com a linha do novelo e com a ajuda do gancho da agulha puxe o fio pela argola inicial, repita este procedimento até que obtenha o número de pontos desejados. Não aperte muito e nem deixe muito frouxo.4º Passo – Ponto Baixo – Pule as duas primeiras correntinhas e introduza a agulha no terceiro ponto, dê uma laçada e traga a agulha no sentido para você, ficarão dois pontos na agulha. Dê outra laçada arrematando os dois pontos de uma vez, faça isso até o final. Este é o ponto baixo, faça uma ou duas carreiras. Obs. Sempre pule o primeiro ponto.

5º Passo – Ponto Alto – No caso do ponto alto comece cada ponto com uma laçada, introduza a agulha e dê outra laçada, puxe o fio através do ponto, ficarão três argolas na agulha, dê outra laçada, agora puxe o fio através de duas argolas deixando dois pontos na agulha, dê mais uma laçada e puxe o fio através dos dois pontos que restaram na agulha, o ponto alto está formado. Treine esses pontos e depois tente acompanhar um gráfico de uma toalhinha para começar. Boa Sorte!

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu