Como costurar renda

249533

A renda dá um toque romântico para qualquer peça de roupa, especialmente roupas de casamentos e batizados, blusas e lingerie. Pode servir para outros propósitos, como para toalhas de mesa, roupas de cama e toalhas de mão. A renda é um material delicado, requer métodos de costura especiais. As técnicas tradicionais da costura da renda, evoluíram ao longo de vários séculos e foram adaptadas para a máquina de costura. Este artigo descreve algumas das técnicas tradicionais para costurar rendas com uma máquina ou à mão.

  1. Fixe a renda plana. Esse tipo de renda tem uma borda reta e outra trabalhada. Ela pode ser costurada às bordas das mangas e bainhas. Uma maneira de aplicá-la é aparar a costura da borda a 1,25 cm. e em seguida virar uma bainha estreita. Para costurar à mão, use um ponto chicote para fixar a barra virada e costure a renda. Ao costurar com uma máquina, primeiro apare a costura a 3 mm. e use um ponto em zigue-zague estreito para prender a renda à borda. Esse ponto deve prender a renda e proporcionar uma cobertura estreita na borda.

  2. Utilize a renda plana. Existem alguns tipos que têm duas extremidades retas. Essa renda você pode costurar em linhas para criar camadas de renda. Para fazer este efeito, coloque duas fileiras de laço, um ao lado do outro, usando pontos manuais ou a máquina com o ponto em zigue-zague. Tome cuidado para não sobrepor as extremidades das linhas de costura quando estiverem juntas.

  3. Costure rendas conjuntas. A renda plana pode ser comprada de conjuntos ou você pode juntá-la sozinho. Comece com um pedaço de renda duas ou três vezes o comprimento que você preferir. Prenda a renda com a mão ou a máquina, dando pontos de alinhavo e puxando-os para cima. As rendas conjuntas podem ser costuradas utilizando as mesmas técnicas descritas para a renda plana. Para serem inseridas na costura na borda de uma gola ou manga, costure-as para o lado direito ao longo da linha de costura, com o laço de frente para a roupa. Quando a gola ou manga é costurada para fora, o laço será colocado entre as duas peças. Vire as rendas para o lado direito e faça com que se estendam desde a costura.

 

Junte a renda final. A maneira mais simples de se juntar renda plana é com uma pequena costura francesa. Comece a costura dos lados avessos, juntamente com uma costura pequena de cerca de 3 mm. Pregue ao longo da costura, traga os lados direitos e costure novamente os 3 mm. Para fitas de renda largas, a maneira tradicional de se juntar as pontas é um padrão. Sobreponha as extremidades e corte em torno das arestas do padrão sobre a camada superior. Se costurar à mão com o ponto chicote, então apare o tecido ao longo da menor ponta. Para a máquina de costura, use um ponto em zigue-zague estreito no lugar da costura chicote.

Fonte: e-How

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu