Aprenda a limpar sua máquina de costura!

Aprenda a limpar sua máquina de costura!

Com tantas costuras e com o passar dos anos, é normal que sua máquina de costura fique suja. E usar o espanador somente em cima da máquina não faz a limpeza completa.

Afinal, você sabe limpar uma máquina de costura?

Não? Então confira nossas dicas e limpe a sua máquina hoje mesmo!

Desconecte o fio de energia da máquina de costura da tomada. Com auxílio de um pano seco, retire o pó da superfície da máquina, aquela poeira que persiste em sempre ficar em cima do equipamento quando você deixa de utilizá-lo. Agora pegue outro pano e molhe o tecido em água e sabão neutro. Torça e passe na máquina para retirar marcas e sujeiras mais grossas. Enxágue esse pano, torça-o e passe novamente na máquina para retirar o excesso de sabão.

cuidado-com-o-fio

 

Com um pano seco, seque a máquina evitando que alguma parte fique úmida.

 

Agora é hora de limpar os cantinhos da máquina onde o pano não conseguiu alcançar. A maioria das máquinas acompanha um pincel pequeno como acessório (parecido com um pincel de maquiagem). Esse pincel é utilizado para limpeza da máquina e também dos acessórios. Pequeno e delicado, ele deve ser usado com calma e cuidado, para que funcione corretamente. Pegue o pincel e use-o seco, sem passar nenhum tipo de produto nele. Passe-o em todas as pecinhas da máquina, em todos os cantinhos e em todos os acessórios.

arte_costura_maq40

Agora vamos à limpeza da caixa de bobina. Para remover a caixa de bobina levante a barra de pressão e remova a agulha, a chapa da agulha e a bobina. Com uma chave de fenda pequena, gire e segure a trava da caixa de bobina para trás. Levante o lado esquerdo da caixa e desloque-a para a esquerda e para fora. Solte suavemente a trava até sua posição inicial. Use o pincel pequeno e retire novamente qualquer sujeira que esteja nessa superfície. Após a limpeza, para colocar a caixa de bonina de volta em seu lugar, com a chave de fenda pequena, gire e segure a trava da caixa de bobina para trás. Introduza a aba da caixa para baixo dos dentes. Coloque a aba por baixo da placa posicionadora. Observe que a caixa deve girar livremente sobre a pista de lançadeira rotativa. Solte suavemente a trava até sua posição inicial. Recoloque a chapa de agulha e coloque a bobina, a agulha e feche a tampa.

arte_costura_maq39 arte_costura_maq38

Prontinho, sua máquina de costura está limpa e pronta para mais trabalhos de costura!

Veja um vídeo da Singer dando alguns detalhes de limpeza para essa marca:

 

Gostou? Então não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossos posts sempre diferentes e recheados de informações super interessantes para os amantes do mundo da costura. Tudo que você deseja saber sobre costura, temas tradicionais ou novidades, você sempre encontra aqui, no blog Costurebem.

compartilhe esse post

Fechar Menu