5 dicas para costurar melhor em menos tempo

5 dicas para costurar melhor em menos tempo

 

A arte de costurar é milenar, passada de geração para geração entre membros de uma família ou para indústrias. Por mais que as máquinas hoje possuam as mais diversas funções, tornando mais fácil e ágil o processo de corte e costura, há dicas que podem ser levadas em conta para obter um sucesso maior nesta prática que pode ser a chave para um grande negócio.

 

Uma boa parcela da costura industrial produzida no mundo é realizada através de potentes máquinas de costura. O maquinário é capaz de produzir peças com efeito de cores e sobreposições, o que seria muito mais complicado de se fazer manualmente.

 

A importância dos utensílios de costura para costurar melhor em menos tempo

 

Vale, antes de entramos nas 5 dicas para costurar melhor em menos tempo, ressaltar os utensílios de costura. Os equipamentos possuem um conjunto de eixos que levam a movimentação à agulha, ou agulhas, pelas quais são conduzidas linhas, que possibilitam a junção dos dois tecidos, ou outros materiais, quando feita manualmente o costureiro faz a junção somente com a agulha. Daí, concluímos que não é porque um costureiro é usuário de máquinas de costura que irá deixar de lado um olhar clínico também para os utensílios que cercam essa prática. Tudo é relevante para uma costura de qualidade superior.

 

5 dicas para costurar melhor em menos tempo

 

Dica 1 para costurar melhor em menos tempo

A primeira dica é adquirir uma máquina de costura que atenda à sua necessidade de produção e, principalmente, que não seja de utilização difícil, pois o tempo que você perderia no aprendizado, já tornaria o corte e costura mais complexo e demorado – e não é assim que tem de ser.

 

Explica-se: no caso de um amador, ou seja, alguém que está iniciando na arte da costura, é válida a compra de máquinas mais simples, e assim, conforme o nível profissional, progressivamente, de máquinas mais robustas.

 

Dica 2 para costurar melhor em menos tempo

Comprar utensílios que auxiliem no corte e costura é algo favorável para estimular a rapidez da produção. A tesoura é um item imprescindível e, assim que adquirida, só deve ser usada para essa função. Usar a tesoura para outras situações do dia a dia podem fazê-la perder o corte ideal, estragando o tecido ou couro. Outro detalhe: o alfinete indicado para costuras rápidas é o estilo flor.

 

Dica 3 para costurar melhor em menos tempo

Antes de iniciar a costura verifique se está com todos os utensílios à mão. O tecido é bom sempre estar disponível em grande quantidade, pois caso venha a ocorrer um erro ou outra situação adversa, você já terá uma peça de reposição em mãos, sem a necessidade de sair correndo para comprar mais e, assim, perder tempo.

 

Dica 4 para costurar melhor em menos tempo

A calma e a paciência são a alma para que se tenha um produto final com capricho. Analisar a peça enquanto se costura é uma tática que fará de você profissional diferenciado.

 

Dica 5 para costurar melhor em menos tempo

Seguir o molde apresentado é sinônimo de rapidez e consequentemente de grande acabamento. Vale cortar o tecido com calma, observando as instruções do molde e executando o corte no local pedido.

 

Uma metade dos costureiros domésticos costuram roupas para si próprios ou para sua família, outra parte profissionalmente. Dentro de casa, as pessoas podem ainda fazer pequenos reparos, como remendos ou barras de calças, além de restaurar defeitos. Mas não se engane, até mesmo para substituir um botão na camisa com rapidez, exige-se uma certa prática de costura. Mas, tranquilidade, com a CostureBem você vai chegar lá!

 

Com essas informações básicas, em pouco tempo, o costureiro de final de semana ou amador poderá ser um grande alfaiate no futuro. Basta levar a sério as técnicas e se interessar pelo universo dos tecidos e das agulhas.

 

 

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu