Você sabe como a máquina de costura funciona?

Criada em meados dos anos de 1830, a máquina de costura é considerada uma das mais engenhosas ferramentas já produzidas pelo ser humano.

Comparada em questões de usabilidade com os automóveis, foi através da automatização dos processos da costura que foi possível que as indústrias têxteis passassem a produzir em menos tempo e com custos mais baixos.

O que, automaticamente, significa produtos de melhor qualidade a preços mais acessíveis aos consumidores. Um luxo, considerando as condições de vestimentas disponíveis há cerca de 200 anos atrás.

Como a máquina de costura funciona?

São diversos os modelos de máquinas de costura disponíveis no mercado, que vão desde os mais simples até os mais elaborados que contam com automatização e são comandados por computadores. Os valores também variam muito de um modelo para outro.

A máquina de costura, assim como já citado, funciona de forma parecida com um automóvel. A diferença é que em vez de possuir um motor central que comanda seus movimentos, ela possui o chamado sistema de ponto entrelaçado.

 

Trata-se do ponto comum, que também pode ser realizado de forma manual com facilidade, no entanto, com o uso da máquina de costura esse processo além de rápido se torna muito mais preciso. Ou seja, o trabalho é feito apenas uma vez e com maestria. A máquina de costura cuida de tudo isso para você.

No que diz respeito à agulha, na máquina de costura também funciona diferente do trabalho manual. Nela, o olhal da agulha vem logo após a sua ponta, diferente das agulhas convencionais onde o olhal fica localizado em sua outra ponta.

 

Com isso, a agulha não é inserida inteira na roupa, apenas uma parte dela entra em contato com a peça. Ela fica presa a uma barra de agulhas que é movimentada para cima e para baixo pelo motor através de suas diversas engrenagens, que dão movimento ao processo.

Com isso, a agulha entra em contato com o tecido e o atravessa, de modo que a linha em sua ponta passa por uma espécie de engrenagem, conhecida como fuso, que faz uma volta rápida e devolve a linha para a agulha, no momento em que ela está fazendo o movimento de volta - onde sai do tecido para, em seguida, entrar novamente, fazendo um novo ponto.

Do que são feitas as máquinas de costura?

No geral, as máquinas de costura são compostas basicamente por engrenagens, manivelas e outros componentes, todos acionados através de um motor elétrico. O motor, por sua vez, é controlado pela costureira através do seu pedal, o que fará com que o processo de costura seja mais calmo ou mais agitado, de acordo com as pedaladas.

Já no caso das máquinas computadorizadas, aquelas em que o computador é quem comanda seus movimentos, são usados programas para diferentes tipos de ponto, além de ainda existir a possibilidade de baixar novos programas com pontos diferenciados da internet.

Estes pontos ficam armazenados em pen drives, ou até mesmo HDs externos, de modo que, sempre que necessário, podem ser utilizados. 

digite seu nome
digite seu sobrenome
digite seu estado (UF)
B01 - 300x250 descontos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here