Iniciante: como escolher uma máquina de costura?

Você que passou a sua infância inteira vendo a sua mãe costurar aquelas suas roupas e agora quer começar a seguir os passos dela, vai precisar descobrir como escolher uma máquina de costura. Como você é iniciante, vai precisar tomar cuidado para trabalhar com a máquina, afinal ela é encantadora, mas não é um brinquedo.

Se você reparou em quem costura a algum tempo, deve ter notado que a prática requer certa habilidade, tanto para o manuseio em si quanto para os ajustes. Por isso para que você comece a aprender a arte da costura, é melhor aprender primeiro como escolher uma máquina de costura.

Procure informação

Como essa será a sua primeira máquina de costura caseira, você precisa procurar pessoas que já tenham vivencia no assunto para te ajudar. Isso é fundamental porque será um investimento, portanto, estar bem informado vai ser determinante para que você faça uma escolha correta.

Dependendo das suas ambições, não tem porque escolher uma máquina de costura que lhe custe muito dinheiro. Porém, se você comprar uma barata e começar a querer mais, você vai precisar gastar mais dinheiro em um novo equipamento. Então decida logo de cara, colhendo informações sobre o assunto.

Que tipos de recursos você gostaria de ter

Esse é o ponto de partida para a escolha da sua máquina de costura caseira. Você pode até achar estranho, mas para comprar a máquina, saber que tipos de recursos você vai querer utilizar é essencial.

Como saber disso sem saber costurar? É simples, basta penar em que tipos de coisas você vai querer costurar. São reparos em geral, artesanato, criação de peças, junte as suas vontades e analise na hora de comprar.

Mecânicas ou as eletrônicas?

Todo mundo conhece as máquinas mecânicas, mas se você está começando agora a costurar, talvez não tenha visto uma máquina eletrônica. A questão dos ajustes para costurar é mais simples nas máquinas eletrônicas, fator que facilita para quem não tem tanto conhecimento assim, pois as mecânicas são ajustadas através de seletores.

Entretanto, quem costura precisa manter a máquina lubrificada e existe uma diferença entre a lubrificação de uma e outra. As mecânicas são lubrificadas com óleo, e tem os orifícios indicados para isso. Já as eletrônicas precisam do uso de graxa e para iniciantes pode ser algo mais complexo.

Teste a máquina

Mesmo que você não tenha experiência, procure uma loja que te possibilite sentar na máquina para fazer um teste. Desse modo você vai ser capaz de saber se gostou da cadência da máquina, se você consegue fazer um ponto específico nela. Em alguns casos as pessoas não se adaptam a máquina e acabam frustradas.

Agora que você já viu algumas dicas de como escolher uma máquina de costura, precisa apenas preparar as linhas e agulhas para começar a criar a sua própria arte. Lembre-se de que o equipamento tem recursos que podem ser um diferencial para você, então chegue no dia da compra com os seus objetivos traçados para não se arrepender depois.

Quer ficar por dentro das novidades e ainda receber ofertas e descontos por email?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here