Quem costura, sabe. Alguns procedimentos devem ser feitos antes de pegar no tecido para começar a trabalhar nele. Mas talvez para alguns iniciantes na profissão, falta ainda o conhecimento adequado de como realmente dar início a um projeto de costura.
Antes de tudo, é preciso saber que o tecido quando chega em nossas mãos, vindos da loja, ainda não estão prontos para começar a serem costurados.  Para evitar o encolhimento da peça ou que ela fique retorcida, é preciso adotar alguns procedimentos. Veja quais:
Molhe o tecido:  Molhar o tecido faz com que ele encolha e não dê surpresas depois. Faça da seguinte forma: deixe o tecido de molho na água sem sabão. Se o tecido soltar tinta, vá trocando a água, coloque uma colher de sal, já que o sal ajuda a segurar a cor, e deixe de molho por mais alguns minutos. Não torça o tecido. Na hora de secar, não pendure pelas pontas, para não deformar.
tecidonabacia
Passe o tecido: Para remover possíveis vincos e amassados. Verifique a temperatura adequada ao tipo do tecido.
passar-tecido
Endireite o tecido: Este procedimento é feito para poder dobrar corretamente o tecido na hora de passar as marcações de corte do molde e verificar o alinhamento do fio. Há três maneiras de se fazer isto, e deve ser escolhida com base na estrutura da tecido:
  • Rasgar: Este é indicado para tecidos que rasguem com facilidade. Pegue uma tesoura, faça um pique na extremidade, segure bem o tecido e rasgue. Apesar deste método ser o mais rápido, é preciso ter cuidado porque pode torcer os fios do tecido.
  • Puxar o fio: Este é para tecidos maleáveis e pouco compactos. Dê um pique com a tesoura, na ourela e puxe um fio até a outra ourela. Corte ao longo do fio puxado.
  • Cortar por uma linha padrão do tecido: Método utilizado em tecido de listras, quadrados ou xadrez.

Agora sim, seu tecido já está pronto para você começar a cortar e costurar.

Importante: Não se deve molhar um tecido que deve ser lavado a seco. Se este for o caso, uma forma de realizar o pré-encolhimento é colocar um outro tecido um pouco úmido sobre ele, e passar com o ferro a vapor. Se você tem dúvidas sobre molhar e passar seu tecido e não quer correr riscos, você pode fazer a experiência utilizando retalhos do tecido.
B01 - 300x250 descontos

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here