Dicas para costurar uma saia longa

30 de março de 2012 Moda 3 Comments

saia longa Dicas para costurar uma saia longa

A costura da saia longa não difere muito dos outros modelos de saias. O que vale mais na hora de montar a sua, como em todo projeto de costura, é o planejamento e os moldes.

Para montar sua saia longa, o elástico deve ser apertado de forma que fique firme o suficiente, porém, confortável. Se possível, deixe uma sobra para ele ser graduado de acordo com o tamanho da cintura. Algumas costureiras preferem deixar o elástico solto ao invés de costurá-lo e prendê-lo no tecido. Verifique se a saia possa ser passada pelo quadril. Evite que o elástico fique afofado. Isto acontece quando fica muito tecido franzido, formando um “balão” na cintura.

Para fazer uma saia rodada, considere fazer o modelo próprio para ele, não utilizando o elástico. Faça uma saia que vá aumentando, com vários tecidos. Mas se você preferir utilizar elásticos, utilize um largo, com barra na cintura de modo que a parte mais fofa fique abaixo dela. A saia deve ser suficientemente larga para que você possa caminhar normalmente, com liberdade de movimentos.

Caso tenha ocorrido de você  ter feito a saia muito apertada, faça fendas nas laterais, mas fendas curtas. Ou você pode também cortar na bainha e adicionar outra barra com mais largura.

Zíperes sempre são uma grande ajuda na hora de costurar uma saia. Eles possibilitam maior flexibilidade. Sempre que possível, opte pelo zíper nas suas saias ao invés do elástico. Procure tutoriais pela internet que mostrem de forma fácil como instalar um zíper em uma roupa.

Comentários

comentários